ENDOMETRIOSE
Endometriose é uma doença crônica caracterizada pela presença de tecido endometrial localizado fora da cavidade uterina, usualmente encontrada na região pélvica, mas pode ser localizada em outros órgãos, como ovários, reto, bexiga, parede abdominal, diafragma, e outros.
Há mais de 70 milhões de mulheres com essa doença no mundo, e mais de 6 milhões de mulheres apenas no Brasil. Atinge de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva.
Frequentemente associada às causas de infertilidade e dor pélvica, levando à redução da qualidade de vida. Aproximadamente 20 a 50% das mulheres inférteis apresentam endometriose.
Sintomas:
- Cólicas menstruais muito fortes dentro ou fora do período menstrual.
- Fluxo menstrual intenso.
- Sintomas de infecção urinária durante o período menstrual
- Dor na relação sexual.
- Dor ao evacuar.
- Dor nas pernas, cefaleia, fadiga, náuseas, entre outros.
O diagnóstico pode ser realizado através da anamnese, exame físico, exame ginecológico, CA 125, laparoscopia e pelos exames de ULTRASSONOGRAFIA e Ressonância Magnética.
A Ultrassonografia com preparo intestinal é uma importante ferramenta na detecção e possui taxas de detecção semelhantes a Ressonância Magnética, quando realizada com profissional capacitado.
A paciente realiza um preparo laxativo em casa, antes do exame. São avaliados diversos órgãos, incluindo o Útero, ovários, intestino e bexiga, na pesquisa de possíveis focos de endometriose.
O tratamento da endometriose deve ser individualizado, com uma equipe multidisciplinar especializada, composta por Ginecologistas, Obstetras, Cirurgiões, Urologistas, Radiologistas, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Psicólogos e etc, que contribuem para o sucesso terapêutico.
Ele pode ser medicamentoso ou cirúrgico, dependendo dos achados nos seguintes exames de imagem: Ultrassom com preparo intestinal para pesquisa de endometriose e Ressonância Magnética com protocolo de pesquisa para endometriose.
Tratamento clínico e Videolaparoscopia são opções de terapia.
Responsável Técnico
Dr. Danilo Pachani
CRM 154.899 - SP
Medico Radiologista titulado pelo CBR.
Atuante na Saúde da Mulher.
Pós-graduado em Medicina Fetal.